Foto: Divulgação |
A iniciativa garante ao público o acesso a oficinas de flauta doce, audiovisual e educação patrimonial em escolas da rede municipal de ensino, além de cinema nas comunidades e rodas de conversa, com temáticas diversas que abordam interesses das localidades, conduzidas por profissionais especializados.
O coordenador do projeto, Roberaldo Galiza, ressalta que “a iniciativa vai proporcionar oportunidades de aprendizado para crianças, adolescentes e jovens, tanto na formação musical quanto em outros segmentos culturais e sociais que permitirão desenvolver o senso de cidadania, de pertencimento e identidade, além de abrir novos horizontes e possibilidades.”
O projeto também tem foco nas ações da Escola de Música Alcides dos Santos, nas oficinas de percussão e na formação de músicos da Filarmônica. Ao final das formações, será realizado um concerto gratuito para a população, em Cachoeira.
“A Minerva Cachoeirana, mais uma vez, cumpre o seu papel social na formação de crianças, adolescentes e jovens, de forma diversa e dinâmica e buscando alcançar diversas comunidades, não apenas na sede do município. Ações como essa são de fundamental importância para construirmos, juntos, um futuro melhor e mais justo”, destacou o presidente da Filarmônica, Manoel Martins Gomes Filho.
O projeto “Minerva Cachoeirana - Ensinamentos de uma Filarmônica Secular” foi fomentado pelo PROGRAMA FUNARTE DE APOIO A AÇÕES CONTINUADAS 2023, vinculado ao Ministério da Cultura, e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação.
A Centenária Minerva Cachoeirana
Fundada em 10 de fevereiro de 1878 pelo maestro Eduardo Mendes Franco, a Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana vem, ao longo desses 146 anos, difundindo a arte musical e atuando na formação de músicos e musicistas, além de oferecer à comunidade o acesso a diversificados segmentos da cultura, sendo referência em todo o estado da Bahia.
Atualmente, o extenso legado da Minerva Cachoeirana na formação musical de muitos cachoeiranos e na contribuição para a preservação patrimonial do Recôncavo Baiano, alia-se ao importante trabalho voltado à formação sociocultural de crianças, adolescentes e jovens, através de projetos e iniciativas que buscam oferecer novas oportunidades de aprendizado e abertura de horizontes.
Siga-nos no Google News, Facebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal