Muitas fake news estão sendo disseminadas na cidade de São Félix

Foto: Reprodução | iStock - Saulo Angelo 
Muitas fake news estão sendo disseminadas de forma indiscriminada através das redes sociais em São Félix, cidade do Recôncavo Baiano. Algumas vítimas entraram em contato com o Diário da Notícia e relataram suas situações.

Na quinta feira (18/04), a professora Elba Matos, diretora de Cultura da cidade foi vítima de fake news através de mensagens que diziam que alguns eventos que ocorreriam no município estavam cancelados.

Leia também:

"É verdade, eu tenho uma prática de caminhar um pouco pela cidade, principalmente no horário do almoço entre um expediente e outro, e estava em um determinado comércio onde as pessoas já manifestavam uma certa indignação pelo cancelamento de um evento que é apoiado pela prefeitura e o comércio havia se preparado para esse evento e de repente ele tinha sido cancelado sem nenhum comunicado. Como se minutos antes eu estava exatamente conversando com os organizadores desse evento, estava toda a programação ajustada, com o apoio da Prefeitura ajustado? Eu de pronto me indignei com aquilo, coloquei o organizador para falar com o comerciante da situação, eles conversaram, ficou tudo certinho, foi confirmado o evento para o comerciante e então relaxei. Continuei minha caminhada e, num outro ponto da cidade, as pessoas me procuraram para dizer que também o evento da canoagem que ia acontecer na mesma data estava sendo cancelado por falta do apoio da Prefeitura. De verdade, eu fui tomada por uma indignação, porque não se trata aí da defesa da Prefeitura, nem do meu papel de diretora de cultura, que mediou esses contatos entre organizadores dos eventos e o prefeito Alex. Se trata de uma pessoa que cuida da cultura, que dialoga o tempo inteiro também com o diretor de turismo da cidade, e que a gente tem como um ponto convergente a ideia de que esses eventos servem principalmente para fomentar o nosso comércio já tão fragilizado... A gente se organiza enquanto prefeitura para atender a todas as demandas, além das demandas financeiras, as pessoas começam a difundir esse tipo de fake news. Na verdade são pessoas que não querem o progresso da cidade. Porque o comércio é que pode estar abrindo portas para novas vagas de trabalho, de emprego. Além do comércio tem o trabalhador informal, o vendedor de lanche, o vendedor de latinha - até o catador de latinha ele ganha nesses eventos. Então, a gente não pode deixar isso passar em branco," relata

Um dos motivadores dessa onda de fake news são as eleições desse ano. As notícias falsas tem vitimado também pessoas na cidade de São Félix. 

Um número de telefone fake, inserido em um grupo de WhatsApp, começou a disseminar um vídeo atribuindo a um pai de família uma série de crimes, como associação com tráfico, que está sendo investigado, procurado pela Polícia Federal e por aí vai. Essa série de fake news, de mentiras contra essa pessoa aconteceu simplesmente porque ele declarou apoio a um pré-candidato a prefeito de São Félix. 

Temos que chamar a atenção porque hoje quem bate palma, acha engraçado porque não está no mesmo lado, não segue a mesma direção desse pai de família, amanhã essa pessoa pode também ser vítima. Precisamos combater de imediato. Temos que juntos: imprensa, sociedade civil, as autoridades, todos combater de forma imediata para parar, paralisar essas fake news que são disseminadas através das redes sociais. 

A vítima desses crimes é pai de dois filhos, um homem trabalhador, casado e está depressivo por causa das fakes. Informações do repórter Adriano Rivera do Diário da Notícia.

Siga-nos no Google NewsFacebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال