Foto: Redes Sociais |
"A Prefeitura Municipal de Muritiba realizou a retirada de algumas espécies de Ficus Benjamina que é uma espécie exótica e teve seu uso popularizado na arborização urbana do Brasil em razão de sua sombra e crescimento rápido. Contudo, não foram calculados os transtornos que essa espécie exótica poderia trazer. Ela cresce muito e suas raízes acabam danificando estruturas, promovendo rachaduras e infiltrações em residências, invadindo canais de drenagem, canaletas dentre outros transtornos."
"Esta espécie foi introduzida isoladamente a muitos anos atrás, sem qualquer planejamento e estudo técnico necessário. O porte e o tipo das raízes do Ficus são incompatíveis com a evolução dos espaços da Praça Getúlio Vargas e do seu entorno. Podas de limpeza vêm ocorrendo, mas não têm sido suficientes para compatibilizar o ambiente natural com o construído, impedindo uma melhor configuração do espaço público."
"A reposição ambiental resultante da retirada dos Ficus será feita utilizando espécies nativas, melhorando a integração com o ambiente, flora e fauna. Para contornar os problemas atuais e as ameaças futuras trazidas pelo plantio indevido desta espécie exótica a Prefeitura Municipal de Muritiba irá utilizar espécies nativas apropriadas para os espaços públicos e em quantidades suficientes a compensação ambiental." (Prefeitura Municipal de Muritiba)
Assista:
Siga-nos no Google News, Facebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal