Após ser reeleita, prefeita Eliana Gonzaga tem um grande desafio em Cachoeira

Foto: Divulgação | Instagram 
A prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, foi reeleita no último domingo (06/10), com 8.359 votos. Analisando bem a votação dos seus opositores, Tato Pereira teve 7.251 votos e Edson Pereira Filho teve 4.873 votos. Somando os dois últimos colocados, chegamos a 12.124 eleitores. Então, comparando esses números, percebe-se que a maioria dos eleitores cachoeiranos não queriam Eliana Gonzaga de volta à prefeitura municipal em 2025 - Eliana Gonzaga ficou com 40,81% dos votos, enquanto que Tato Pereira teve 35,40% e Edson Pereira Filho 23,79%, totalizando 59,19%. Se Cachoeira tivesse 200 mil habitantes, iria ter o segundo turno e poderia ser que a prefeita não conseguisse reverter e perderia a eleição, mas, como a cidade tem menos de 30 mil habitantes, Eliana conseguiu se reeleger. 

Na eleição de 2020, quando Eliana foi eleita prefeita pela primeira vez, ela obteve 10.448 votos, ou seja, 55,94% dos votos válidos. 

Portanto, o grande desafio da prefeita Eliana Gonzaga é reduzir esse desgaste nesses próximos quatro anos, o que é possível, pois ela renovou seu mandato, então há total possibilidade dela fazer um trabalho muito melhor do que foi feito no primeiro, e assim, quem sabe, ela chegar a fazer sucessor, como fez o prefeito do município de Muritiba, Danilo de Babão, que na eleição passada teve 10.457 votos, e nessa eleição ele conseguiu transferir para sua sucessora, Rose Reis, 11.103 votos (veja aqui).

*Rubem Júnior é radiojornalista, diretor do Portal Diário da Notícia.

Siga-nos no Google NewsFacebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال