Foto: Divulgação |
Para Mariana Rozario, presente na Flica como leitora e ainda aspirante a poeta, desde a sua primeira edição, em 2011, participar do evento, agora como escritora e ao lado de um grande nome da literatura brasileira contemporânea como Jeferson Tenório, é uma honra. “É uma alegria poder retornar à Flica, desta vez como escritora, para continuar o diálogo com uma festa tão importante pra minha literatura e uma ótima oportunidade de entrar em contato direto com o público. Fazer isso ao lado de Jeferson Tenório é a realização de um sonho, só que melhor do que eu poderia imaginar, principalmente por ser em Cachoeira”, afirma a feirense.
Embora Rozario seja natural de Feira de Santana, seu pai e toda família paterna são de Cachoeira e sua mãe e demais familiares, de São Félix – o que contribuiu para que crescesse entre o Recôncavo e o Sertão da Bahia. A relação com as duas cidades também se reflete em sua literatura, sobretudo na sua mais recente obra, “Pequeno acervo de desmemórias”, lançada em agosto deste ano, através do Grupo Editorial Caravana.
Nesta prosa poética, Mariana Rozario considera o tempo como fator decisivo para reconstrução ou esquecimento de nossas memórias, na medida em que transita de forma cativante e quase magnética pelas lembranças que tem da cidade histórica de Cachoeira, de seus familiares e antepassados, tratando até mesmo sobre a influência que o tempo e a memória podem ter sobre a construção de um relacionamento. Com passagens e questionamentos que, a priori, parecem sutis, a autora nos faz refletir sobre os efeitos do racismo, machismo e da própria colonização do Brasil na sociedade. Segundo Nina Maria, poeta e curadora da revista digital “Ruído Manifesto”, que assina a apresentação da obra, este livro “é um convite para lembrar que a poesia e a memória por vezes não são desejadas, mas fazem parte de quem somos”.
Durante toda a Flica, que acontece entre os dias 17 e 20 de outubro em Cachoeira, “Pequeno acervo de desmemórias” estará à venda na livraria oficial do evento, LDM. O livro também pode ser adquirido, a qualquer tempo, no site da editora Caravana.
Instagram: @mariana.rozario
• Livros para vendas e download gratuito aqui.
Siga-nos no Google News, Facebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal