Morre aos 66 anos o boxeador Maguila

Foto: Reprodução | Redes Sociais 
José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu nesta quinta-feira (24/10), aos 66 anos, vítima de demência pugilística, diagnosticada em 2013. O ex-pugilista sofria de ETC (encefalopatia traumática crônica), uma doença similar ao Alzheimer, causada por repetidos golpes na cabeça, que afeta principalmente ex-atletas de boxe. Desde 2017, ele residia em uma casa de repouso. A esposa de Maguila, Irani Pinheiro, confirmou o falecimento ao programa Balanço Geral, da Record TV.

Carreira e reconhecimento

Maguila nasceu em 11 de julho de 1958, em Aracaju. Seu apelido surgiu pela semelhança com um personagem de desenho animado. Ele iniciou a carreira com o apoio do narrador e empresário Luciano do Valle, que o colocou para treinar com o famoso técnico americano Angelo Dundee, conhecido por orientar lendas como Muhammad Ali e George Foreman. De 1983 a 1985, Maguila teve um começo promissor, conquistando 14 vitórias consecutivas e se tornando campeão sul-americano dos pesos-pesados.

Desafios e conquistas

Mesmo com críticas à qualidade dos adversários e à sua técnica, Maguila foi o brasileiro mais bem ranqueado na categoria na época. Nos anos 1990, enfrentou Evander Holyfield e George Foreman, sendo derrotado por ambos por nocaute. Em 1995, venceu o britânico Johnny Nelson, conquistando o título mundial pela Federação Mundial de Boxe (FMB). Ele se aposentou em 2000, após ser derrotado pelo brasileiro Daniel Frank.

Legado fora dos ringues

Maguila encerrou a carreira com um cartel de 85 lutas, somando 77 vitórias, um empate e sete derrotas. Além dos títulos sul-americano e mundial, conquistou o campeonato brasileiro, o pentacampeonato continental e o campeonato das Américas. Fora dos ringues, tornou-se uma figura folclórica, atuando na TV como comentarista e integrando o elenco do programa Show do Tom, na Record. Também lançou um CD de samba intitulado “Vida de Campeão” e disputou uma vaga de deputado federal em 2010, sem sucesso. (R7)

Siga-nos no Google NewsFacebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال