Roquinha e Didó, ambos não se reelegeram | Fotos: Divulgação |
Aí nós voltamos à pergunta inicial: por que, no caso dos últimos quatro anos, o vereador Didó e a vereadora Roquinha não conseguiram se reeleger?
Primeiro, existe uma mistica que em São Félix os candidatos que foram presidentes não conseguem a reeleição, Mas isso não é nada do sobrenatural. Isso, na realidade, é a falta do trabalho dos presidentes. Que falta de trabalho é esse? justamente a publicização das suas ações, a publicização das ações do segundo poder do município, que é a Câmara Municipal, que diga-se de passagem, tem muito trabalho e muitas ações - é a Casa que fiscaliza e faz leis, além das indicações - portanto, não falta o que divulgar.
Então, a partir do momento que os presidentes não fazem essa divulgação do trabalho da Câmara, que tem eles à frente, e com certeza quando faz essa divulgação o nome do presidente é que chega primeiro, acaba que eles não têm essa repercussão, essa resposta - eles não popularizam seus nomes. Ao contrário do que aconteceu esse ano com o presidente da Câmara Municipal de Muritiba, o vereador Glauber Reis, e com o presidente da Câmara Municipal da Cachoeira, o vereador Laelson de Roxo, ambos foram os primeiros colocados nas eleições em suas cidades (veja aqui e aqui). Por que isso? Porque eles fizeram a publicização das suas ações, do seu trabalho, do trabalho dos seus pares, o trabalho da Câmara como um todo e, consequentemente, a população enxerga e vê isso. Claro, além também do trabalho que eles fizeram durante as suas campanhas.
Então, não há nada, como eu disse e repito, de sobrenatural na questão da não reeleição dos presidentes da Câmara Municipal de São Félix. O que há, na realidade, é a falta da aplicação do princípio da publicidade, presente no Direito Administrativo, onde cada ente público tem o dever de publicizar as ações, nesse caso em específico, da Câmara Municipal com o seu respectivo presidente(a) e seus pares.
*Rubem Júnior é radiojornalista, diretor do Portal Diário da Notícia.
Siga-nos no Google News, Facebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal