Curso da UFRB de Cachoeira recebe nota máxima em avaliação do MEC

CAHL - UFRB | Foto: Google Imagens
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) celebra os resultados de um trabalho institucional focado na oferta de cursos de qualidade. Recentemente, 12 de seus cursos de graduação foram avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) e, em uma escala de notas que vai de 1 a 5, nove deles receberam conceito 5 enquanto outros três, conceito 4. Essas notas indicam cursos com um bom padrão de ensino; o conceito 5 sinaliza cursos reconhecidos como referências para outras graduações no Brasil. No campi de Cachoeira (Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL), o curso que obteve nota máxima foi museologia.

Os resultados foram conquistados após avaliações externas in loco realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), considerando as dimensões de organização didático pedagógica, corpo docente e infraestrutura dos cursos. Os resultados servem como referência para publicação e renovação dos atos regulatórios dos cursos junto ao MEC.

Realizadas periodicamente, as avaliações de curso são instrumentos importantes para o processo de evolução e desenvolvimento da gestão acadêmica das instituições de educação superior. Segundo Liandra Souza, superintendente de Regulação e Avaliação Institucional em exercício, as avaliações permitem perceber quais aspectos dos cursos precisam ser melhorados e quais devem ser potencializados. Ela ressalta que os resultados refletem o empenho de toda comunidade acadêmica, incluindo a Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Superintendência de Regulação e Avaliação Institucional (SURAI), Direções dos Centros de Ensino, coordenações dos cursos, professores, técnico-administrativos e estudantes.

Museologia - Bacharelado

O curso de Museologia, ofertado no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), nos municípios de Cachoeira/São Félix, também teve o seu mérito reconhecido com conceito 5 na avaliação do MEC, realizada em outubro do corrente ano. Museologia foi legitimado por seu forte caráter de intervenção social, evidenciados pela preservação, pesquisa e comunicação.

O curso forma profissionais aptos a exercerem, de forma autônoma, atividades técnicas ou de pesquisa ligadas à área cultural e de preservação do patrimônio, tendo o conhecimento necessário para gerir projetos de políticas públicas culturais. O curso se evidencia por capacitar seu corpo discente para atuação não apenas no espaço físico e institucional do museu tradicional e suas coleções, mas também no trabalho com o patrimônio imaterial, ratificando o seu compromisso com o homem, agente social, criador e transformador de bens culturais.

Confira a lista completa de cursos que passaram por recente avaliação do MEC/INEP aqui.

Siga-nos no Google NewsFacebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال