Por falta de reajuste da tabela SUS, Martagão Gesteira fica em risco de não continuar as cirurgias cardíacas

Patrimônio da Bahia, o Martagão Gesteira é um dos principais hospitais filantrópicos que dão suporte ao Sistema Único de Saúde (SUS). Somente em 2023, o Martagão foi responsável por 68% das cirurgias oncológicas em pacientes de 0 a 14 anos, no estado. Foi responsável também por 43% dos tratamentos oncológicos; por 42% das cirurgias cardíacas e por 21% das cirurgias neurológicas. Em média, por ano, o Hospital realiza mais de 500.000 atendimentos, em 27 especialidades médicas.

Foto: Divulgação 
Assim como em outras instituições filantrópicas 100% SUS, todos os serviços ofertados à população pelo hospital são disponibilizados por meio de contratos ou credenciamentos com o poder público. No caso especificamente da cardiopediatria, que inclui cirurgias cardíacas e UTI cardiológica, um credenciamento feito com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), há desafios que o Martagão precisa superar: 12 anos sem reajuste e o evidente aumento de custos no país, especialmente na atividade hospitalar, põem em risco a continuidade do serviço. Está prevista a publicação de novo credenciamento na próxima semana, e o Martagão confia que haverá atualização dos valores a serem pagos, para deixá-los compatíveis com os custos efetivos das cirurgias cardíacas.

O Martagão continua empenhado na busca de soluções possíveis e perenes para evitar a interrupção de serviços, tão importantes para a população que mais necessita.

O Hospital ressalta, ainda, que tenta manter seu funcionamento pleno, reunindo todos os serviços no mesmo local e evitando, assim, o desmembramento da sua operação. Em razão de grandes esforços, os leitos de UTI ainda em funcionamento permanecerão abertos, com equipe própria. O risco existe para a continuidade da realização das cirurgias cardíacas.

Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira emite nota se solidarizando:

HOSPITAL FILANTRÓPICO MARTAGÃO GESTERA FOI OBRIGADO A SUSPENDER ATENDIMENTOS EM LEITOS DE UTI PEDIÁTRICA, DEVIDO À BAIXA TABELA DO SUS

Companheiros da nossa luta filantrópica, bom dia!

Como certamente muitos de vocês já tenham tomado conhecimento das mais recentes dificuldades do nosso querido Hospital Martagão Gesteira, principalmente com relação às nossas UTI's, pois já têm sido publicadas notícias sobre o assunto, visando evitar qualquer tipo de ruído e informações talvez não muito pertinentes e confiantes numa breve solução e na contínua parceria sempre presente e atuante com as nossas instâncias governamentais, compartilho com vocês a nota abaixo, da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil/Martagão Gesteira, visando esclarecer a real situação institucional.

Agradeço pela confiança e solidariedade de sempre.

Grande abraço a todos!

Rosina Bahia

A Mesa Provedora da Santa Casa de Cachoeira, se solidariza ao esforço da Gestão do Hospital MARTAGÃO GESTERA, no empenho.

Siga-nos no Google NewsFacebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال