Foto: Divulgação |
A cerimônia de lançamento contou com a presença de autoridades como Georgina Gonçalves, reitora da UFRB; Maíra Bittencourt, diretora-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC); Octavio Pieranti, assessor da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR); e Ana Lúcia Pereira, do Ministério da Educação (MEC). O evento de lançamento da Rádio Educativa UFRB aconteceu na quinta-feira (21), na Sala dos Conselhos da Reitoria da UFRB.
Georgina Gonçalves destacou a importância da rádio para estreitar o diálogo com a comunidade local e regional. "A gente se aproxima, se relaciona de maneira mais profunda, mais fluida com a nossa comunidade, com o nosso território", afirmou a reitora.
Maíra Bittencourt explicou que, inicialmente, a rádio irá retransmitir a programação da Rádio Nacional, mas, em breve, começará a produzir conteúdo próprio para contribuir com a grade transmitida para todo o país. Segundo ela, a expansão das rádios universitárias fortalece a comunicação pública, pois "quem conhece a realidade local é quem pode fazer esse trabalho de comunicação com maestria". Octavio Pieranti também endossou essa ideia, ressaltando o papel das rádios universitárias no combate à desinformação e na promoção de uma discussão qualificada sobre grandes temas nacionais, "trazendo fatos reais".
Histórico
O percurso até que o sinal da rádio UFRB pudesse chegar ao público começou em julho de 2023, quando a universidade aderiu à RNCP. Em outubro do mesmo ano, em evento realizado em Brasília, a adesão foi formalizada com a assinatura da parceria UFRB e EBC, feita pela reitora, para a criação de emissoras de rádio e de televisão universitárias, com fins exclusivamente educativos.
Dois outros marcos importantes foram a publicação das portarias 10.761/2023 e 10.762/2023, que formalizaram a UFRB como integrante da EBC para serviço de radiodifusão de sons e imagens e serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada, respectivamente.
Com a finalização do trâmite legal para transmissão da rádio, o passo seguinte foi a aquisição dos equipamentos necessários para a implantação da Rádio Educativa UFRB. “Na segunda etapa, prevista para o primeiro semestre de 2025, vamos inaugurar nossa sede, que funcionará no campus de Cruz das Almas, e começar a produzir nosso próprio conteúdo”, explicou César Velame, coordenador da Assessoria de Comunicação da UFRB.
Siga-nos no Google News, Facebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal