A Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana completará 147 anos no dia 10 de fevereiro, e para comemorar, promoverá uma programação especial com início no dia 09, com a cerimônia de posse da Diretoria, que tem como presidente Manoel Martins Gomes Filho.
No dia 10 (segunda-feira), a Alvorada de Sinos, às 6h, marcará o início da data festiva. Às 19h será celebrada a Missa de Ação de Graças em homenagem à Minerva, e logo em seguida, o tradicional cortejo da filarmônica pelas ruas da cidade.A programação continuará no sábado, 15, com o “Concerto 147 anos - Cidadania e Luz”, que também fará uma homenagem especial ao centenário da Sra. Maria Paula Miranda dos Santos, às 19h no Cine Theatro Cachoeirano, e promete ser um espetáculo à parte para todas as gerações.
147 anos de Cultura e Cidadania
Fundada em 10 de fevereiro de 1878 pelo maestro Eduardo Mendes Franco, a Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana vem ao longo desses 147 anos difundindo a arte musical e atuando na formação de músicos e musicistas, através da Escola de Música Alcides dos Santos, além de oferecer entretenimento de qualidade e acessível à toda população, sendo referência em todo o estado da Bahia.
Atualmente, o seu extenso legado na formação musical de muitos cachoeiranos, e na contribuição para a preservação patrimonial imaterial do Recôncavo, alia-se à um importante trabalho para a formação sociocultural, em especial de crianças e adolescentes, através de projetos e iniciativas que buscam oferecer novas oportunidades de aprendizado e abertura de horizontes, como o projeto “Minerva Cachoeirana - Ensinamentos de uma Filarmônica Secular”, que oferece a crianças e jovens cachoeiranos da sede e comunidades rurais e quilombolas diversas atividades como oficinas de flauta doce, de audiovisual e educação patrimonial.
Siga-nos no Google News, Facebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal