Fotografias da fotógrafa cachoeirana Camilla Souza estão integrando a exposição "Tecendo histórias - a Trama Negra na Moda Brasileira", que está aberta à visitação gratuita na Câmara dos Deputados até o dia 06 de fevereiro. A curadoria é de Geane Nascimento e Maira Brito.
A exposição montada no Corredor Tereza de Benguela destaca a importância dos negros na cadeia produtiva da moda no Brasil. Desde o período colonial até hoje, eles trabalham no cultivo do algodão, na tecelagem, na confecção e na limpeza das roupas e sapatos e, mais recentemente, têm se destacado também como estilistas, fotógrafos e empresários da moda, entre outras funções.A mostra — composta de textos, fotos, vídeos, tecidos, roupas e acessórios — visa resgatar essas narrativas, apresentando um diálogo entre o passado e o presente e questionando estereótipos relacionados ao bem-vestir. A ideia é que os espectadores reflitam sobre o fazer produtivo, político e artístico da moda no país e sobre como a resistência e a criatividade do povo negro se convertem em autoafirmação e transformação social.
Não é a primeira vez que Camilla Souza leva seus registros sobre as tradições culturais e elementos simbólicos de Cachoeira e do Recôncavo Baiano para a capital federal. Em 2022, a exposição de sua autoria "Umbigo do Recôncavo - Tradições culturais na Bahia", ocupou o salão principal do Centro Cultural da Câmara dos Deputados.
Siga-nos no Google News, Facebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal