O jornal A Tarde do dia 23/04/2025, deu destaque a disputa que vem ocorrendo pelo Montepio dos Artistas Cachoeiranos, entidade fundada em 1878, na cidade da Cachoeira, localizada no Recôncavo Baiano.
![]() |
Foto: Reprodução | Facebook |
Leia a matéria na íntegra:
Cachoeira em guerra por bens de Montepio
Caminha para um desfecho com prejuízos para todos os envolvidos, o duelo pelos últimos bens do Montepio dos Artistas Cachoeiranos, a secular entidade privada fundada por mestres de ofício pretos em 1878.
Circula pelas redes sociais um vídeo registrando episódio assustador. O advogado Cláudio dos Anjos tenta entrar num imóvel da entidade por uma janela utilizando uma escada, mas é repelido com violência.
Leia também:
- Daqui, assisto com profunda tristeza, a agonia final de uma instituição fundada por homens pretos no ano 1874, em Cachoeira
- Contenda pelo patrimônio do Montepio dos Artistas de Cachoeira ganha um novo capítulo
O imóvel foi fechado com trancas, cadeados e escoras colocadas atrás da porta para impedir o acesso dos advogados Nelson Aragão Filho, Cláudio dos Anjos e o assessor da direção do Montepio conhecido como Jorge.
Segundo a jornalista Alzira Costa, radicada em Cachoeira, os desentendimentos saíram do ambiente do Judiciário e ganharam a praça pública, especificamente a Rua 25 de Junho, onde estão localizados os disputados imóveis do Montepio.
Os ânimos exaltados podem causar brigas físicas de consequências imprevisíveis, não se descartando atentados, com risco de óbito dos litigantes;
Nelson Aragão, eleito no ano passado para presidir a entidade, tem utilizado a imprensa e as redes sociais para dar visibilidade à defesa da história e memória do Montepio dos Artistas.
Depredações e ataques com explosivos têm sido denunciadas pelo advogado; do outro lado, os interessados em manter a posse dos imóveis dão sinais de desprezo pela bandeira branca de cessar-fogo.
A guerra entre civis coloca em risco a preservação de documentos valiosos revelando aspectos da história do povo preto de Cachoeira e consequentemente da independência do Brasil.
Siga-nos no Google News, Facebook e Instagram. Participe dos nossos grupos no WhatsApp ou do nosso canal